10 ferramentas indispensáveis para quem trabalha com Renda Fixa

Por: Luiz Oliveira

Nesse material, iremos mostrar 10 ferramentas para quem trabalha com renda fixa, indispensáveis em um software de análise de investimentos. 

Consultas personalizada via Screener 

Um dos maiores diferenciais de uma ferramenta está na sua versatilidade de personalizar consultas. O screener de renda fixa permite ao usuário modificar e personalizar os dados de muitas formas diferentes, operando e simulando possibilidades e estudos. 

A vantagem do Screener está na busca de dados com diferentes filtros, variando indicadores, tipo de ativo, emissor, filtros qualitativos e avançado (onde o usuário faz cruzamento de filtros da forma que desejar). 

Para exemplificar o uso de Screener, separamos um estudo feito no Comdinheiro, com os CRI’s que pagam IPCA+20% ou mais, veja abaixo:

Fonte: Comdinheiro.

Essa publicação não é uma recomendação de investimento, os ativos listados podem não estar disponíveis para alguns investidores.

Complementar ao Screener, é importante uma ferramenta que simplifique os relatórios de Renda Fixa gerados para seus clientes. 

Na tabela acima, por exemplo, seria interessante alterar Cupom_taxa para Taxa, na intenção de simplificar a informação.

Emissões de Renda Fixa

Para os profissionais da área, acompanhar as emissões de renda fixa trata-se de uma tarefa fundamental. O Comdinheiro possui funcionalidades com esse objetivo. 

A partir de tabelas personalizáveis, a ferramenta mostra os instrumentos de captação e perfil de determinado emissor (ou conjunto de emissores), taxas e número de emissões em determinado período.

Detentores de Títulos

Igualmente importante é a ferramenta de detentores de títulos. Ela exibe os fundos e/ou gestoras que investem em determinada Debênture ou conjunto de Debêntures. 

O mesmo vale para Depósitos a Prazo, em diferentes layouts de visualização dos dados, a ferramenta aponta os detentores desses títulos, com diferentes dados para visualização e comparação.

CDB e CDI como Benchmark

O CDB é apenas um dos ativos de Renda Fixa disponíveis no mercado para aplicação de investimento. Dito isso, é importante para os investidores e demais agentes do mercado, terem em mãos ferramentas que possibilitem o estudo desse papel e, se possível, compará-lo com outros títulos. 

Abaixo estão descritas diferentes formas relevantes de se comparar títulos ao CDB e CDI. 

  • CDB x Caderneta Poupança
  • CDB x CDB
  • CDB x LCI
  • CDI x FGTS 

Para cada comparação, é importante existir tabelas que na inserção de dados são retornados gráficos e matrizes com descrição da evolução desses títulos, principalmente sob a possibilidade de personalização desses resultados. 

Histórico de Papéis e Títulos de Renda Fixa

Para acompanhamento e evolução dos títulos, é necessário uma ferramenta que possibilite a busca de histórico desses papéis, além de exportação para comparação.

O modelo ideal de ferramenta entregaria por padrão, duas buscas diretas de dados: 

  • Histórico de Títulos Públicos
  • Histórico de Debêntures

Com essas ferramentas é possível analisar todos os indicadores de cotações de títulos públicos no mercado secundário, taxas, PU, quantidade, além de gráficos e outros indicadores do segmento. 

Para as debêntures não é diferente, basta escolher a debênture para que a ferramenta mostre toda a descrição e histórico de cotações e preços.

Simulador de Renda Fixa

Outra funcionalidade importante para quem trabalha com Renda Fixa, principalmente com pessoa física, é o Simulador de Renda Fixa. 

O Simulador funciona como uma calculadora, basta adicionar as informações para que a ferramenta calcule, para o período conveniente para o investidor, informações como TIR, PU Par, preço de negociação e taxa de negociação e fluxo do título.

Além disso, procure uma ferramenta ou serviço que consiga entregar APIs dessas ferramentas, para anexar a ferramenta à sua marca e solução. 

Acumule Taxas

Por fim, na décima sugestão de ferramenta, falamos sobre o acúmulo de taxas, que calcula as taxas de renda fixa sob data análise, com variações da Selic e CDI, útil para acompanhamento de títulos de longo prazo.

Conclusão 

É importante para se destacar no mercado estar próximo das melhores ferramentas do seu setor. O Comdinheiro consegue atender todas essas funcionalidades citadas acima, além de outras demandas do mercado de capitais.

Entre em contato conosco para entender melhor como podemos otimizar os seus serviços. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.