10 ferramentas indispensáveis para quem trabalha com Renda Fixa

Por: Luiz Oliveira
Nesse material, iremos mostrar 10 ferramentas para quem trabalha com renda fixa, indispensáveis em um software de análise de investimentos.
- Screener
- Relatório de Renda Fixa
- Emissões de Renda Fixa
- Detentores de Títulos
- CDB e CDI como Benchmark
- Histórico de Papéis e Títulos de Renda Fixa
- Simulador de Renda Fixa
- Acumule Taxas
- Conclusão
Consultas personalizada via Screener
Um dos maiores diferenciais de uma ferramenta está na sua versatilidade de personalizar consultas. O screener de renda fixa permite ao usuário modificar e personalizar os dados de muitas formas diferentes, operando e simulando possibilidades e estudos.
A vantagem do Screener está na busca de dados com diferentes filtros, variando indicadores, tipo de ativo, emissor, filtros qualitativos e avançado (onde o usuário faz cruzamento de filtros da forma que desejar).
Para exemplificar o uso de Screener, separamos um estudo feito no Comdinheiro, com os CRI’s que pagam IPCA+20% ou mais, veja abaixo:
Fonte: Comdinheiro.
Essa publicação não é uma recomendação de investimento, os ativos listados podem não estar disponíveis para alguns investidores.
Complementar ao Screener, é importante uma ferramenta que simplifique os relatórios de Renda Fixa gerados para seus clientes.
Na tabela acima, por exemplo, seria interessante alterar Cupom_taxa para Taxa, na intenção de simplificar a informação.
Emissões de Renda Fixa
Para os profissionais da área, acompanhar as emissões de renda fixa trata-se de uma tarefa fundamental. O Comdinheiro possui funcionalidades com esse objetivo.
A partir de tabelas personalizáveis, a ferramenta mostra os instrumentos de captação e perfil de determinado emissor (ou conjunto de emissores), taxas e número de emissões em determinado período.
Detentores de Títulos
Igualmente importante é a ferramenta de detentores de títulos. Ela exibe os fundos e/ou gestoras que investem em determinada Debênture ou conjunto de Debêntures.
O mesmo vale para Depósitos a Prazo, em diferentes layouts de visualização dos dados, a ferramenta aponta os detentores desses títulos, com diferentes dados para visualização e comparação.
CDB e CDI como Benchmark
O CDB é apenas um dos ativos de Renda Fixa disponíveis no mercado para aplicação de investimento. Dito isso, é importante para os investidores e demais agentes do mercado, terem em mãos ferramentas que possibilitem o estudo desse papel e, se possível, compará-lo com outros títulos.
Abaixo estão descritas diferentes formas relevantes de se comparar títulos ao CDB e CDI.
- CDB x Caderneta Poupança
- CDB x CDB
- CDB x LCI
- CDI x FGTS
Para cada comparação, é importante existir tabelas que na inserção de dados são retornados gráficos e matrizes com descrição da evolução desses títulos, principalmente sob a possibilidade de personalização desses resultados.
Histórico de Papéis e Títulos de Renda Fixa
Para acompanhamento e evolução dos títulos, é necessário uma ferramenta que possibilite a busca de histórico desses papéis, além de exportação para comparação.
O modelo ideal de ferramenta entregaria por padrão, duas buscas diretas de dados:
- Histórico de Títulos Públicos
- Histórico de Debêntures
Com essas ferramentas é possível analisar todos os indicadores de cotações de títulos públicos no mercado secundário, taxas, PU, quantidade, além de gráficos e outros indicadores do segmento.
Para as debêntures não é diferente, basta escolher a debênture para que a ferramenta mostre toda a descrição e histórico de cotações e preços.
Simulador de Renda Fixa
Outra funcionalidade importante para quem trabalha com Renda Fixa, principalmente com pessoa física, é o Simulador de Renda Fixa.
O Simulador funciona como uma calculadora, basta adicionar as informações para que a ferramenta calcule, para o período conveniente para o investidor, informações como TIR, PU Par, preço de negociação e taxa de negociação e fluxo do título.
Além disso, procure uma ferramenta ou serviço que consiga entregar APIs dessas ferramentas, para anexar a ferramenta à sua marca e solução.
Acumule Taxas
Por fim, na décima sugestão de ferramenta, falamos sobre o acúmulo de taxas, que calcula as taxas de renda fixa sob data análise, com variações da Selic e CDI, útil para acompanhamento de títulos de longo prazo.
Conclusão
É importante para se destacar no mercado estar próximo das melhores ferramentas do seu setor. O Comdinheiro consegue atender todas essas funcionalidades citadas acima, além de outras demandas do mercado de capitais.
Entre em contato conosco para entender melhor como podemos otimizar os seus serviços.